02/07/2015

9.893.(2jul2015.7.7') Assembleia Municipal de Alcobaça...30jun2015.20h30'...em Pataias...Registos Pessoais dos eleitos CDU...


https://www.facebook.com/CDUPCPPEV/photos/pb.166405943417778.-2207520000.1435834966./893363847388647/?type=3&theater
Registos Pessoais dos nossos 3 eleitos
Coligação Democrática Unitária:
João Paulo Raimundo
-Cumprimentei todos os habitantes de Pataias e Martingança na pessoa do Presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança, localidades onde tenho boas e fortes amizades em todos os quadrantes políticos. 
-Encontramo-nos num local que me deixa muito confortável, pois estas instalações dos Bombeiros de Pataias foram inauguradas em 2006 e dois anos depois quando cheguei a um dos balcões da banca de Pataias, tive oportunidade de montar o financiamento para liquidar a construção que ainda estava por pagar! 
-Parabéns ao senhor presidente da Mesa da Assembleia por efectuar uma Assembleia descentralizada, tal como a CDU vem solicitando há muitos anos. Só tivémos uma na Cela e outra na Benedita, nestes últimos tempos.
-Parabéns ao senhor presidente da Câmara por finalmente ter aceite a proposta da CDU de efectuar um Orçamento Participativo, desta vez com a iniciativa a ser também proposta pela deputada do PSD no Conselho Municipal de Juventude.
-Estando neste território, é impossível não reclamar a ausência de investimento por parte da Câmara Municipal, tal como o Rui Coutinho já frisou: Centro Escolar, Avenida Rainha Santa Isabel e estrada Pataias-Alcobaça, para além doutros. (O Presidente da Câmara responderia depois que são todos assuntos para resolver até ao final deste mandato).
-A inauguração da obra da Levadinha deixou uma rede inenarrável, que não oferece condições a um local que fica a poucas centenas do nosso mosteiro que é Património Mundial. (O Vereador Hermínio respondeu que vai ser substituída). 
-Levava moção de louvor para os atletas João Silva, medalha de prata nos Campeonatos da Europa, Inês Carreira Campeã Nacional Iniciados Desporto Escolar lançamento do peso e Guilherme na natação, mas aceitei que fosse englobada na moção de todos os partidos. 

Clementina Henriques
A minha intervenção focou-se em 5 pontos:
1 - Congratulação da CDU pela realização de mais uma A.M. descentralizada o que permite o incremento das dinâmicas de participação e a possibilidade de ouvir dificuldades e propostas que podem contribuir para um mais eficiente desenvolvimento;
 2 - Saudar a realização do evento Cistermúsica, todos os intérpretes de um modo geral, mas, particularmente os "filhos da terra" que dignificam e reforçam a identidade local enquanto reafirmam os seus referenciais de pertença;
3 - Questionamos o Sr Presidente que, em A.M. informou que iria ser promovido um estudo de viabilidade e promoção do projeto para o "Claustro do Rachadouro" , suportado pela C.M.de Alcobaça e contratualizado com um Gabinete sediado em Alcobaça, mas que, na apresentação promovida com a presença de elementos do Governo omitiu esse facto mesmo quando os mesmos assumiram aquele encargo. Perguntamos quem falava verdade.
      Respondeu que eu devia estar baralhada pois tal não foi referido e, é claro, que quem assumiu o custo foi a C.M.
           Permito-me afirmar que o baralhado é o sr. Presidente que mente. A srª Vereadora Eugénia que esteve presente reiterou a minha observação dizendo que eu tinha razão;
4 - A CDU perguntou se existia da parte do executivo, algum plano de ocupação para crianças e jovens em termos de ocupação dos tempos de parabéns escolar;
            O Sr. Presidente informou que na verdade havia um projeto de ocupação deste publico para n2 semanas. É pouco mas se ocorrer pode ser um principio. Vamos estar atentos.
5 - Questionámos, de novo, que apoio esta programado para o Associativismo,  não falávamos de apoio económico ou financeiro mas sim funcional e organizacional, mas de medidas que apoiem estas entidades nomeadamente no que respeita a candidaturas ao Portugal 2020, algumas das quais já abertas e que as coletividades desconhecem. Exemplifiquei com a medida "Vales".
       A resposta do sr. Presidente foi evasiva demonstrando não ter qualquer medida sobre esta matéria.

Rui Coutinho
Senhor Presidente da Assembleia Municipal, restantes membros da Mesa, Senhor Pesidente da Câmara, Senhores Vereadores, Colegas Deputados Municipais, Exma Comunicação Social, caros Concidadãos.

Congratulo-me com a realização desta Assembleia descentralizada na União de Freguesias de Pataias/Martingança, desde já dando as boas vindas a todos.

Tenho algumas questões a colocar ao Senhor Presidente da Câmara, que são alguns dos projectos não concretizados e há muito tempo prometidos; a saber:

1/ Requalificação da Av. Rª Santa Isabel - Para quando a sua execução;

2/ Lagoa de Pataias: Para quando uma intervenção de forma a que o espaço possa ser utilizado para actividades lúdicas e lazer e fins turísticos? Apesar de ser área protegida é na minha opinião possível criar condições com equipamentos de apoio para tais actividades sendo  perfeitamente compatíveis com a classificação do espaço à semelhança do que se passa em espaços idênticos noutros países; 

3/ Saneamento do Polo Industrial da Martingança: Uma urgência para quando?

4/ Estrada Municipal Pataias/Alcobaça - Apesar de nos ter sido comunicada o acordo com a Câmara Municipal da Nazaré, para resolução do problema até a data não se vê nada executado.

5/ Centro Escolar de Pataias: Para quando e em que moldes está a ser equacionada a sua concretização, pois continuamos a assistir a um tratamento diferenciado entre os alunos que têm Centros Escolares ultra modernos, com belíssimas Bibliotecas, quadros interactivos e outras belas condições, nomeadamente nos Centros de Alcobaça e Benedita, condições essas que queremos ver alargadas a todos os alunos do Concelho.

6/ Veio ao conhecimento público uma notícia, de que a Câmara Municipal se prepara para negociar uma vasta área de terreno das Alvas de Pataias, como contrapartida na resolução do problema relacionado com os edifícios junto ao Mosteiro, que são propriedade da empresa Raimundo e Maia. A ser verdade qual a área em negociação, finalidade futura utilização com criação de riqueza para o norte do concelho, já que não é a primeira vez que os nossos terrenos servem de moeda de troca para concretização de projectos noutros locais, sendo que o retorno para a Freguesia de Pataias tem sido pouco mais que zero.

Muito obrigado.