24/06/2015

9.889.(24jun2015.7.27') Conselho Municipal da Juventude...

Colocar aqui o programa da CDU para a Juventude
*
Parlamento da Juventude
*
6jul2015
COMUNICADO DE IMPRENSA

Orçamento Participativo. Outra forma de governar.
PDM e PEDAL. Congresso de Alcobaça

A CDU há muito que defende outra forma de governação no concelho de Alcobaça. Se o povo nos tivesse dado a maioria, ou a maioria PSD aprovasse a nossa proposta, teríamos mais democracia, mais envolvimento dos Alcobacenses na gestão pública, no ABRIR, no UNIR e no CONSTRUIR de obras e acções.
Em síntese, a nossa proposta é de reunirmos regularmente nas freguesias, de 15 em 15 dias, duma forma aberta, participada e construtiva. De 9 em 9 meses, no mínimo, fazíamos o balanço, visitávamos obras ou espaços onde se deveriam realizar obras e depois haveria o debate sereno e democrático…Naturalmente com as temáticas prioritárias…

A CDU, recentemente no Conselho Municipal da Juventude, reforçou a proposta que tem feito há tantos anos, para o Orçamento Participativo. Desta vez houve promessa do Presidente da Câmara para o implementar em 2016, com uma verba, muito reduzida de 100 mil euros. Reafirmamos que é possível avançar, já, com a nova governação se houver vontade política. Urge multiplicar boas práticas de governação desde a pessoa à instituição, desde o lugar, ao bairro, à freguesia, à temática que é estratégica e que tem de mobilizar todos!

Temos o PDM para discutir! Temos o PEDAL – Plano Estratégico de Desenvolvimento do Concelho de Alcobaça, com 50 projectos, para informar e debater com todos os que se interessam pelo amanhã de Alcobaça. Temos o projecto de Hotel (e não só) para os Claustros em ruína do Mosteiro de Alcobaça. Urge conversar e informar, num conjunto de debates em diferentes espaços do município. Propomos que, depois desse ciclo de informação, envolvimento e debate, se termine num Congresso do concelho de Alcobaça, onde se aprove a Magna Carta 2025 que explicite e potencie as nossas especificidades, o que nos diferencia e onde podemos inovar na próxima década.



COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 6 de julho de 2015
Vanda Furtado Marques
914 956 066
João Paulo Raimundo
917 217 060
***
18fev2015
dia do enterro do entrudo
O PCP e a JCP
defendem conselhos municipais informais
***
TOMARÃO POSSE:
Pela CDU: João Paulo Raimundo
*
Pela JCP: Rogério Pereira

***
JS não se fez representar
***
18fev2015
18h
No salão nobre dos Paços do Concelho
***

JPSD e JC
***

PS da AM
***
Via Sapinho Gelásio e Região de Cister

Conselho Municipal da Juventude


A notícia no site da Rádio Cister
http://cister.fm/cister/noticias/politica/concelho-municipal-da-juventude-de-alcobaca-esta-criado/

Conselho Municipal da Juventude de Alcobaça está criado

Está criado o Conselho Municipal da Juventude de Alcobaça, um órgão que reúne juventudes partidárias e associações de estudantes.
O presidente da Câmara, Paulo Inácio, manifestou o desejo de que sejam, a partir de agora, apresentadas “as melhores políticas para a juventude do concelho”, no âmbito do trabalho a desenvolver por este órgão.
Previsto na Lei desde 2009, e agora criado Conselho Municipal vai permitir, de uma forma formal, ouvir os jovens do concelho, associações de estudantes, organizações de juventude, corpo de escuteiros e juventudes partidárias.
“Este pode, também, ser um órgão importante, para ouvir, não só sobre as políticas de juventude, mas também para receber ideias preocupações e ambições próprias de quem tem uma visão diferente pela sua idade”, explicou Paulo Inácio.
João Paulo Raimundo, membro da CDU na Assembleia Municipal, apelou à realização de um trabalho que possa “acrescentar valor ao concelho e à sociedade civil”.
Já César Santos, presidente da Comissão Política do PS Alcobaça, disse esperar que “os membros deste novo órgão tenham a capacidade de trazer novas ideias a debate”.
António Querido, da Juventude do CDSPP, afirmou que “a intenção do Conselho é desempenhar uma função apartidária, com o propósito único de melhorar as condições de vida para os jovens de Alcobaça”.
***
Registo pessoal do João Paulo Raimundo:
Estive hoje, 23.06.2015,  no Conselho Municipal de Juventude. 
Reunião começou às 18h.
O Conselho foi presidido pelo Presidente da Câmara, Dr. Paulo Inácio e secretariado pelo Dr. Carlos Freire, Chefe da Divisão Jurídica.
Estiveram presentes representantes de todos os Partidos Políticos e dos seus organismos juvenis, com excepção da Juventude Socialista que ainda não indicou representante, aparentemente por não estarem organizados.
Pela CDU, para além de mim, esteve presente o Rogério Paulo.
A filha da Vanda Marques, por curiosidade, esteve a representar a Associação de Estudantes da Benedita.

A Ordem de Trabalhos era a seguinte: 

1. Regimento Interno-Proposta-Apreciação e votação.
2. Secretário do Conselho Municipal de Juventude-Eleição-Apreciação e votação.
3. Representante do Conselho Municipal de Juventude no Conselho Municipal de Educação-Eleição-Apreciação e votação.
4. Política Municipal de Educação-Informação.

1. A proposta de Regimento só foi apresentado no início desta reunião. Como tinha 3 páginas foi dado algum tempo para termos conhecimento.
Foi aprovado por unanimidade. Não houve propostas de alteração.

2. Proposta Cláudia Susano do PSD para Secretário do Conselho Municipal de Juventude. Aprovada por unanimidade.

3. Proposta Alexandra Frazão dos Escuteiros de Alcobaça para representante no Conselho Municipal de Educação. Aprovada por unanimidade.

4. Nas informações o Presidente da Câmara falou nos manuais escolares que este ano vão ser distribuídos gratuitamente pelos alunos do 1º ciclo. Falou que gostava de imprimir outras medidas como por exemplo pagar uma parte das mensalidades das crianças nos jardins infantis, se o município puder, fomentando assim mais nascimentos, dado que a natalidade tem baixado muito. Temos poucas crianças. Gostava de apoiar também no pagamento das rendas dos casais jovens.
Este Conselho de Juventude reunirá 4 vezes por ano.
Ninguém apresentou propostas para além da minha que consistiu no pedido da presença da Presidente da CPCJ na próxima reunião deste Conselho Municipal de Juventude.
No final, e isto é grande novidade, foi prometido pelo Presidente da Câmara fazer em 2017 um orçamento participativo, com um montante ainda a estudar mas talvez próximo dos 100.000 €.
Essa promessa surgiu sobre pressão minha e da representante do PSD Cláudia Susano.  
Esta é uma antiga aspiração da CDU e vamos lembrar o Presidente até ela ser concretizada.

***
só 100 mil euros??? TÃO POUCA PARTICIPAÇÃO???
*
Anunciado no Conselho Municipal de Juventude
    Câmara Municipal de Alcobaça vai ter orçamento participativo em 2017
       

    Orçamento Participativo da Câmara de
    Alcobaça deve ascender a 100 mil euros
    O Conselho Municipal de Juventude reuniu, no dia 23 de junho, sendo presidido pelo Presidente da Câmara, Paulo Inácio e secretariado por Carlos Freire, chefe da Divisão Jurídica. Estiveram presentes representantes de todos os partidos políticos e dos seus organismos juvenis, com exceção da Juventude Socialista que ainda não indicou representante.

       A proposta de Regimento foi apresentada no início desta reunião e, após a leitura do mesmo, foi aprovada por unanimidade, não tendo havido propostas de alteração. O Conselho de Juventude reunirá 4 vezes por ano.

       A proposta de Cláudia Susano do PSD para secretária do Conselho Municipal de Juventude foi aprovada por unanimidade. A proposta de Alexandra Frazão, dos Escuteiros de Alcobaça, para representante no Conselho Municipal de Educação foi também aprovada por unanimidade.

       Nas informações, o presidente da Câmara sublinhou que, este ano, os manuais escolares vão ser distribuídos gratuitamente pelos alunos do 1º ciclo e informou a sua intenção de implementar mais medidas de apoio à natalidade, por exemplo pagar uma parte das mensalidades das crianças nos jardins infantis e apoiar no pagamento das rendas dos casais jovens, casa haja margem financeira para as concretizar.

       A CDU solicitou a presença da presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) na próxima reunião deste Conselho Municipal de Juventude, pela prioridade que os jovens em risco devem ter.

       No final, a grande novidade foi a promessa do presidente da Câmara fazer em 2017 um orçamento participativo, com um montante ainda a estudar, mas que poderá ser da ordem de 100 mil euros. O anúncio surgiu por sugestão do representante da CDU, João Paulo Raimundo, e da representante do PSD, Cláudia Susano.
    ***
    ***
    6mar2009
    conselho municipal da juventude
    DR 34 SÉRIE I de 2009-02-18Lei n.º 8/2009Assembleia da RepúblicaCria o regime jurídico dos conselhos municipais de juventude
    Discordo desta lei. Preferia que o Conselho Municipal da Juventude tivesse carácter informal e que tivesse menos reuniões obrigatórias.
    Espero que a Câmara de maioria PSD, neste espaço de tempo, não cometa as más práticas que tem desenvolvido com o conselho municipal da educação e o da segurança.