28/11/2013

7.201.(28nov2013.7.7') 1dez16.30'...Inauguração do Museu da Faiança com mais de mil peças...Galeria Conventual...Lojas de cerâmica ARFAI.IGM e da Paula Teresa...É de saudar estas iniciativas

***
22jun2017
 "Uma das peças mais insólitas da Colecção dos meus Pais, este relicário com cabelos de Inês de Castro. Foram retirados na ocasião das Invasões Francesas ao Mosteiro de Alcobaça em 1811 e pertenceram à Colecção Velho Cabral e, mais tarde, à Colecção Comandante Ernesto Vilhena e, por fim, à nossa Colecção. Esteve exposto na Biblioteca Nacional, em 2005 e no Mosteiro de Alcobaça em 2011."
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10213751760293638&set=a.10204824181789755&type=3&theater
***
 21 Nov.2014
18h. Exposição  A ARTE QUE A TERRA DÁ... Jomaze, lda - Retrospetiva sobre os 35 Anos ...no Museu de Cerâmica de Alcobaça - Galeria Conventual14noVEMbro2014
a página da empresa
https://www.facebook.com/jomaze.lda
*

Museu de Cerâmica de Alcobaça - Galeria Conventual
*
Via Alcoa
inauguração:
*** 12.12.
2013
 Visitas gratuitas, por marcação para os seguintes emails:
nacional@igmarfai.com
jorgepsampaio@hotmail.com
***
https://www.facebook.com/pages/Museu-de-cer%C3%A2mica-de-Alcoba%C3%A7a-Galeria-Conventual/257899777696030
***
Vereadora da CDU Vanda Furtado Marques reconheceu a aposta:
***
Várias peças da colecção:
***
Fotos de Jorge Pereira Sampaio grande impulsionador desta aposta a 3:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3737527212814&set=t.1394994988&type=3&theater
**
Fotos do promotor Jorge Pereira Sampaio da RUA DE BAIXO..
Do Atelier.loja Paula Teresa e exposição da ARFAI.IGM

**
Fotos do grande promotor sobre as novas apostas do TERTÚLIA
**
via tintafresca.net

Coleção da família Pereira de Sampaio
    Presidente do Turismo do Centro inaugura Museu de Faiança de Alcobaça
           

    Isabel Fonseca, Carla Moreira, Pedro Machado, Ana Mª Botelho,

    Jorge Pereira de Sampaio, Paulo Inácio e Mª do Céu Sampaio
       O Museu de Faiança de Alcobaça “Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio” abriu ao público no dia 1 de dezembro, no espaço da atual Galeria Conventual, na Rua Frei Fortunato, em Alcobaça.

       Estiveram presentes o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, a presidente da Junta de Freguesia de Alcobaça, Isabel Fonseca, a empresária Carla Moreira, da empresa Arfai/IGM, a artesã Teresa Paula e a pintora Ana Maria Botelho, entre cerca de duas centenas de pessoas

       O projeto, ideia do alcobacense Jorge Pereira de Sampaio, surge para assinalar os 20 anos da Galeria Conventual, inaugurada em 1993 e os 60 anos de casamento dos seus pais, Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, e para homenagear este último, recentemente falecido. O museu terá mais de mil peças de Faiança de Alcobaça, desde 1875 até à atualidade.

       
       
    Entrada do Museu
        Jorge Pereira de Sampaio explicou que a coleção “Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio” começou a ser formada há 60 anos, abrangendo todas as fases da faiança de Alcobaça, desde o advento da influência coimbrã, com José dos Reis, no final do século XIX, até à fase do design, iniciada nos anos 50, e a fase do design acentuado, da década de 80.

       O empresário destaca que este é um projeto de generosidade em homenagem ao seu pai, recentemente falecido, uma vez que as entradas no Museu são gratuitas. Jorge Pereira de Sampaio realçou ainda as parcerias com a Loja da Rua de Baixo e o ateliê de Teresa Paula, em frente ao Museu, que serão responsáveis pela abertura do museu ao púbico, sempre que solicitada.

       O Museu irá ter como únicas receitas o merchandising, nomeadamente, miniaturas de faiança, livros de bolso, com fotografias de faiança, assim como chocolates da empresa Cacau e Arte, com embalagens alusivas ao Museu. De referir que, no próximo sábado, 8 de dezembro, será feita a apresentação dos produtos Cacau e Arte, no espaço ao lado do Museu, o Café Tertúlia, propriedade da família Pereira de Sampaio

       
       
    Peça do Olaria de Alcobaça
       Ana Maria Botelho evocou a figura de Luís Pereira de Sampaio, recordando-o como um homem dos afetos, do comércio e das artes, sublinhando que sem a sua influência Alcobaça não teria hoje o filho como diretor do Mosteiro de Alcobaça e dinamizador cultural. A pintora lembrou os laços profundos que a ligam à família Pereira de Sampaio, considerando-a mesmo a sua segunda família

       Já Carla Moreira recordou que a Arfai representa a modernidade da cerâmica de Alcobaça e que a Loja da Rua de Baixo será o rosto da empresa na cidade. A empresária apelou à revitalização da Rua Frei Fortunato, conhecida também como Rua de Baixo, uma vez que nesta artéria ainda permanecem várias lojas encerradas, assim como à revitalização de todo o centro histórico de Alcobaça.

       Por sua vez, Teresa Paula recordou que veio para o atual ateliê a convite de Luís Pereira de Sampaio, para ajudar a revitalizar esta artéria da cidade. Também Isabel Fonseca se congratulou pela abertura deste espaço cultural no coração da cidade, defendendo que “a Cultura deve ser oferecida."

       

    Mostra da coleção Pereira de Sampaio
       Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, começou por lembrar a amizade que o liga a Jorge Pereira de Sampaio e realçou três ideias-chave associadas a este projeto do Museu de Faiança de Alcobaça. A primeira refere-se à importância da arte e da cultura, considerando que a aposta na arte e na cultura e leva as populações a receber melhor os turistas e valoriza o território, tornando-o mais atrativo para quem viaja. A segunda ideia-chave é que o Museu da Faiança de Alcobaça é uma iniciativa privada, e que as entidades privadas podem, devem e sabem fazer melhor que as entidades públicas. A terceira ideia-chave é que os poderes públicos devem apoiar as boas iniciativas privadas de âmbito cultural e, nesse sentido, manifestou abertura do Turismo do Centro para apoiar também este projeto.

       A finalizar, Paulo Inácio considerou que a abertura do Museu de Faiança de Alcobaça “Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio” é um exemplo de que “o comércio alcobacense está a dar um salto geracional”, realçando que tal acontece “com respeito pela nossa identidade.”

       Ao Tinta Fresca, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça considerou que a abertura deste Museu é um motivo de atração e de modernidade para a cidade de Alcobaça. Paulo Inácio admite que o centro histórico precisa de ser revitalizado, sobretudo, nas traseiras do Mosteiro de Alcobaça, local onde a Levada está a ser alvo de recuperação por parte da autarquia.

       Relativamente ao outro museu de cerâmica da cidade, o Museu Raul da Bernarda, gerido pela Câmara Municipal de Alcobaça, o edil sublinhou apenas que irá reforçar a oferta cultural da cidade na área da cerâmica.

       O autarca congratulou-se também por Jorge Pereira de Sampaio ser o atual diretor do Mosteiro de Alcobaça, possibilitando assim a convergência de projetos comuns para o monumento com a autarquia. Paulo Inácio recordou também que dentro de um ano – em dezembro de 2014 – se assinala o 25º aniversário da classificação pela Unesco do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça como Património Mundial, aproveitando para anunciar que espera assinalar a data condignamente e contar para o efeito com o apoio do Turismo do Centro.

       Mário Lopes
    01-12-2013
    **
    Pelo presidente do Turismo do Centro
      Museu de Faiança de Alcobaça inaugurado no dia 1 de dezembro
             

      Jorge Pereira de Sampaio com uma
      das peças do Museu
      O Museu de Faiança de Alcobaça “Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio”, vai abrir ao público no próximo dia 1 de dezembro, no espaço da atual Galeria Conventual, na Rua Frei Fortunado. O projeto, ideia do alcobacense Jorge Pereira de Sampaio, surge no sentido de assinalar os 20 anos da Galeria Conventual, inaugurada em 1993; os 60 anos de casamento dos seus pais, Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, e de homenagear este último, recentemente falecido. O museu terá mais de mil peças de Faiança de Alcobaça, desde 1875 até à atualidade.

         Em declarações ao Tinta Fresca, Jorge Pereira de Sampaio afirmou que a ideia de avançar com o Museu de Faiança surgiu da necessidade de assinalar os 20 anos da Galeria Conventual, inaugurada em novembro de 1993, através da criação de um espaço museológico onde exporá ao público uma grande parte da coleção de Faiança da família, nomeadamente, a referente à Faiança de Alcobaça.

         Segundo o historiador e diretor do Mosteiro de Alcobaça, “este será o mais transversal e talvez o melhor acervo de loiça de Alcobaça” uma vez que “apresenta peças de todas as fábricas”, sendo assim “um espaço transversal e muito democrático” onde se “pretende dar a conhecer a história da Faiança em Alcobaça”.

         O Museu, que funcionará nas instalações da Galeria Conventual, terá mais de mil peças expostas das mais variadas empresas de faiança de Alcobaça, desde 1875 até à atualidade, a saber: Fábrica de Faiança de José dos Reis, Olaria de Alcobaça, Vestal, Estatuária Artística de Alcobaça, Raul da Bernarda, Elias e Paiva, Pereiras, Mário Tanqueiro, Cerâmicas São Bernardo, Pombo Almeida e Ribeiro, Faianças Neves, Arfai/ IGM. 

          Museu e lojas de cerâmica abrem para dinamizar a Rua Frei Fortunato
         
            

      Carla Moreira, Jorge Pereira de Sampaio e Teresa Paula
         Além da criação do Museu de Faiança, Jorge Pereira de Sampaio em conjunto com a pintora Paula Teresa e a empresária Carla Moreira, proprietária da Arfai IGM, bem como o Café Tertúlia decidiram criar uma parceria, onde Jorge Pereira de Sampaio disponibiliza espaços para as duas empresárias colocarem à disposição do público peças de cerâmica de Alcobaça.

      Assim, a artista alcobacense Paula Teresa será responsável pelo espaço de azulejaria pintada à mão, onde se destacam as reproduções de chita de Alcobaça em azulejo. Por sua vez, Carla Moreira ficará responsável pela loja “Rua de Baixo”, onde poderão ser encontradas peças de cerâmica contemporânea produzida pela empresa, bem como os tradicionais mosteiros recriados em peças de cerâmica, peças únicas aprovadas pelo antigo IGESPAR.

         Também o Café Tertúlia será alvo de algumas remodelações e criado um pequeno espaço para que os visitantes do Museu da Faiança e das lojas de cerâmica possam comprar pequenas peças relativas à história da cerâmica e alguns produtos regionais. Estarão disponíveis ao público várias peças de faiança como jarras, pratos com provérbios, quadros, telas, pequenos livros relacionados com a história da loiça de Alcobaça, entre outros. 
         O Café Tertúlia celebrou com a empresa Cacau & Arte uma parceria, no sentido de disponibilizar ao público chocolates produzidos por aquela empresa. Com a criação destas parcerias, segundo Jorge Pereira de Sampaio, o objetivo é “construir um eixo entre as igrejas da Conceição e da Misericórdia e a Rua Frei Fortunato de forma a revitalizar esta zona”. Assim, a abertura de todos estes espaços, além de uma componente cultural, “tem também uma componente turística muito importante”. 
         
         O Museu, que será inaugurado no dia 1 de dezembro, pelas 16h30, pelo presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, e pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, funcionará em parceria com a Arfai/IGM, a pintora Paula Teresa e o Café Tertúlia, uma vez que estes criaram em simultâneo vários projetos que têm como objetivo “criar um corredor turístico na Rua Frei Fortunado” que juntará o Museu de Faiança Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, a loja da pintora Paula Teresa, a loja da Arfai/IGM e o Café Tertúlia. Estes parceiros irão também assegurar as visitas ao Museu, que poderão ser efetuadas por marcação prévia através do facebook do Museu, ou, pessoalmente, no local.
         Mónica Alexandre
      28-11-201