18/08/2013

6.945.(18agosto2013.22.51') 7out...Dia Nacional dos Castelos...Ciência Viva promoveu a visita aos Castelos de Alcobaça e Alfeizerão...A Vanda Furtado Marques foi aos 2 eventos...


***
Urge ir à conquista dos nossos castELOS!!!
Há muito que a CDU vai propondo, chamando a atenção...
Os turistas sobem e, naturalmente,  vêm desiludidos...
Escultor José Aurélio fez proposta...
***
7out-Dia Nacional dos Castelos...
***
http://castelodealcobaca.blogspot.com/
**
foto de AM.Catarino

***
http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2013/
***
Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos
www.amigosdoscastelos.org.pt
***

Site do município não tem nada!!!
***

***
a 4out2014
a Junta de Freguesia de Alcobaça.Vestiaria
fez um evento +
*
http://castelodealcobaca.blogspot.com/
*
O projecto do escultor José Aurélio
*
O projecto do arq. Gil Moreira
*
Visitei com Cipriano Simão
***
Dia nacional dos Castelos 7 out... desde 1983!
***
presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Francisco Sousa Lobo (inscrições: 218 885 381)
***
 Oficina de Danças Medievais
***
recriação histórica no Castelo
***
***
Vanda Furtado Marques:
"No âmbito da Ciência Viva. 
A visita foi orientada pela Associação dos Castelos. 
Fui este fim de semana visitar o castelo de Alcobaça e Alfeizerão.
**
 No castelo de Alcobaça constatamos que se notava um certo abandono, mato alto, falta de sinalética e falta de um painel explicativo.Viajamos pelo castelo, sentindo a sua História e reavivámos as memórias do passado. Terminámos a visita com vontade de cuidar desta pérola do nosso património ...
**
Em Alfeizerão , o castelo está inserido numa propriedade privada, mas com a gentileza do dono pudemos fazer uma viagem no tempo, onde Lendas, passagens secretas e visitas de reis avivaram a nossa curiosidade.
No final ... todos ficámos com vontade de tornar estes castelos visitáveis...
Uma iniciativa a saudar!"



















capa do livro da Vanda Furtado Marques
que na HORA DO CONTO
no dia 17 agosto...
Vanda Furtado Marques contou...
Seguido de hora do conto, decorreu este Sábado dia 17 de Agosto na Tenda da Feira do Livro. — Apresentação do livro: "Sonho de um Castelo" (3 fotos) da Casa da Cultura de São Martinho do Porto









***
2.Alfeizerão...18 agosto 2013
Distribuíram folheto...
Castelo Alfeizerão
Séc. XII
Imóvel em vias de Classificação
propriedade particular
Hj pôde ser visitada com autorização do proprietário
**
sobre uma colina com 45 m de altitude...dista 3km da enseada de SMartº do Porto...
***
muralhas de aparelho isódomo, em calcáreo e reforçadas inicialmente por 8 cubelos semicirculares. Na praça de armas, descentrada e no lado este do recinto erguia-se a torre de menagem, de planta quadrada.
O dispositivo de cortina de planta regular com cubelos semmicirculares constituiu uma inovação importante na arquitectura militar do perído românico. De acordo com algumas fontes no castelo existiu um paço, onde se albergaram por várias vezes os reis, a caminho de Alcobaça.
**
É possível que se tenha localizado a cidade lusitana de Araducta, assumindo Alfeizerão em época romana a forma de vicus portuário...
***
A mais antiga referência documental: 1287...Carta de doação....
***
Em 1332 Alfeizerão recebe carta de foral, dada pelo abade de Alcobaça, D.João Martins...
Confirmada em 1422
e em 1514 já pelo rei D.Manuel I
***
Até ao assoreamento do seu porto o castelo defendia a costa entre o promontório da Nazaré (Forte de São Miguel) e a península de Peniche (Fortaleza de Peniche), recolhendo nos finais do séc. XVI mais de 80 navios de alto bordo. O terramoto de 1755 destruiu parte do Castelo e desde essa altura perdeu importância a sua localização. O castelo e seus domínios estiveram na posse da Abadia de Alcobaça até à extinção das Ordens Religiosas em 1834, passando nessa altura para a Fazenda Nacional. Desde então o terreno do castelo está na posse de particulares.
***
7SET2011
PSD continua sem 1 ideia para os Castelos d' Alcobaça e d' Alfeizerão..
Quase 14 anos sem ideias do que fazer para o Castelo...
*
Os turistas vão até lá e o melhor que obtém ali são fotos...
*
Como está a investigação arqueológica???
*
O escultor José Aurélio apresentou 1 proposta...
*
O castelo de Alfeizerão idem aspas
*
A propriedade...
***
Castelo de Alfeizerão
na wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Alfeizer%C3%A3o
***
28ag2009
Presidente informou das complicações que teve de negociar com os proprietários confinantes à Estrada nacional. Um dos proprietários quer vender a propriedade que inclui o castelo de Alfeizerão, mas acha que não deve comprometer a câmara com esse encargo.
DEFENDI QUE DEVIA SER EXPROPRIADA ESTA PROPRIEDADE
TAL O INTERESSE DA MESMA
Tb revelou que não queria a solução que colocaram em Famalicão.

Vereador José Vinagre diz que ele e o Vereador Hermínio Rodrigues pediram à Presidente da Junta para envolver a população para sensibilizarem proprietários...

Vereador Daniel Adrião diz que a obra já "rebentou" no prazo de execução e nos limites. Não pode haver derrapagem, pelo aconselha que deixem cair a obra da ciclovia e permitam os acabamentos previstos sem ciclovia.
***
***
sobre o Castelo de Alfeizerão

http://alfeizerense.blogspot.pt/2014/10/o-castelo-visto-por-william-beckford.html
Não existem muitas imagens do castelo de Alfeizerão, sendo a do sargento-mor José Monteiro de Carvalho, de 1755, a mais divulgada e a que toda a gente utiliza, embora nela não se reconheça o aspecto do castelo que gostaríamos de poder identificar. Trata-se de um desejo de cariz muito técnico, feita pelo oficial engenheiro, que retrata a parte nascente do castelo, a mais irregular e, devido já ao estado de ruína que apresentava, afigura-se-nos como uma amontoado de paredes sobrepostas, sem entradas nem acessos reconheciveis.
Outra imagem do castelo existe, do mesmo século, desenhada pelo lord inglês William Beckford que aqui passou na sua viagem aos mosteiros de Santa Maria de Alcobaça e de Santa Maria da Vitória.
Também esta não corresponderá exactamente ao que os alicerces ainda existentes nos sugerem, mas é-nos muito mais agradável ao olhar.
Retrata eventualmente o lado sul do castelo e, de uma forma romantica, esboça-o estreito, alto e elegante. No texto que acompanha o desenho, o autor não poupa elogios à fortificação àrabe que tanto gostou de ver e desenhar e que chamou de castelo de Alfagirão.
***
Via Joaquim Marques https://www.facebook.com/joaquim.marques.108?fref=ts#
Castelo de Alfeizerão Classificado como Sítio Arqueologico

Portaria n.º 280/2014
É classificado como sítio de interesse público o Sítio Arqueológico do Castelo de Alfeizerão, com acesso pela EN 242, ao km 1, Alfeizerão, freguesia de Alfeizerão, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.
10 de abril de 2014. — O Secretário de Estado da Cultura, Jorge
Barreto Xavier.
Foto: Castelo de Alfeizerão Classificado como Sítio Arqueologico

Portaria n.º 280/2014
É classificado como sítio de interesse público o Sítio Arqueológico do Castelo de Alfeizerão, com acesso pela EN 242, ao km 1, Alfeizerão, freguesia de Alfeizerão, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria, conforme planta constante do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.
10 de abril de 2014. — O Secretário de Estado da Cultura, Jorge
Barreto Xavier.
***
27nov2012
 SIP sítio de interesse público...ZEP do Castelo de Alfeizerão
Está em curso o processo de classificação...
Consultar site do município e DG património Cultural
Restrições na construção...Obrigatório escavações arqueológicas quando é mexido no subsolo
*
Via Pedro Penteado (facebook)
Anúncio nº 13711/2012
Diário da República - II Série C - 20121119

Resumo: Projeto de decisão relativo à classificação como Sítio de Interesse Público (SIP) do Sítio Arqueológico do Castelo de Alfeizerão, na freguesia de Alfeizerão, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria, e à fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP).
***
***
Maria Grilo no facebook postou a 14set2013:
ALFEIZERÃO - SOBRE O CASTELO - Encontrei este extracto escrito em 2012 por uma viajante, Paula de seu nome, eis a apreciação do estado do nosso e de vários Castelos que conheceu em ruínas, em tom de desabafo ou crítica uma vez que foi informada que muitos deles, actualmente, pertenciam a privados - "Eu nem sabia que se podiam comprar Castelos". Eu responderia:- Nem eu!
"Para chegar ao que resta da fortaleza de Alfeizerão, no concelho de Alcobaça, a astrofísica teve de abrir caminho à catanada, os delgados bastões de caminhada a fingirem de catana. Do monumento reconstruído por Afonso Henriques em meados do século XII para defender esta zona do litoral só chegou até nós um pedaço de muralha, agora escondido na mata."
Não gosto ·  · Não seguir publicação ·  · há 23 minutos