14/03/2013

6.350.(14mar2013.12.34') A questão chave da campanha autárquica 2013: como resolver a dívida legada por 16anosPSD,,,OPINIÃO do vereador CDU. publicada no Região de Cister 14.3.2013



COMO VAMOS RESOLVER A QUESTÃO FINANCEIRA DE ALCOBAÇA?
Com verdade! Com informação! Com descentralização e envolvimento de todos! Com o potenciar das nossas riquezas humanas, culturais e ambientais! Com trabalho voluntário! Com Trabalho, Honestidade e Competência!
PSD fez propaganda de que geriram muito bem o nosso dinheiro desde Janeiro de 1998.
A verdade é que os  buracos financeiros são da maior gravidade.
1.Há poucos dias ficámos a saber de um: A gestão danosa da PPP com a MRG na construção dos Mega Centros Escolares da Benedita e Alcobaça. Vai custar-nos, no mínimo, 51 Milhões de euros, sem 1 cêntimo de financiamento europeu/estado!!! Nessa péssima gestão destruíram 2 financiamentos garantidos para os tão necessários Centros Escolares de Alfeizerão e Turquel. Trocaram o certo pelo incerto. Neste processo o Pavilhão de Évora também está aí por inaugurar e sem estar ao serviço dos que praticam desporto!
2. A adesão à Águas do Oeste no saneamento e na água é também um processo danoso. Bem avisámos, atempadamente, nas diferentes etapas. Agora, todos os meses, chegam a Alcobaça 2 facturas enormes, que não tínhamos. O pagar o tratamento da água da chuva não é criminoso? O pagar água que não se consome como classificar este negócio além de ruinoso?
Hoje sabemos, pelas faturas que nos chegaram em casa de cada um e de cada empresa, os aumentos brutais na água, saneamento e lixo! Discordamos completamente deste assalto à bolsa depauperada dos nossos munícipes, das nossas colectividades/Instituições e das micro/pequenas/ médias empresas.
Continuamos, mais um mandato, com gestão sectária, monocolor do PSD, com medo de abrir a administração dos Serviços Municipalizados!
3.Esta gestão do PSD tem sido um oceano de anúncios: fim do estádio com construção de torres naquele local, 2 parques subterrâneos, primeiro em frente à Caixa Agrícola, mais recentemente em frente à Câmara, estátua da Inês morta, courts de ténis na Nova Alcobaça (quanto custou essa ideia?), restaurante panorâmico no 1º andar do Mercado Municipal, depois caiu. com estrondo, toda a Câmara no 1º andar do Mercado Municipal. E muitas outras, sucessivas paixões que foram sendo abandonadas à medida que se via serem sonhos irrealizáveis.
4. Não podemos esquecer os enormes erros políticos, em matéria de Património Municipal. Relembramos os 3 principais: Quinta da Serra - Onde está a Área de Localização Empresarial da Benedita?; Quinta da Cela - Onde está o Hospital Oeste Norte???); e  o MercoAlcobaça doado ao Ministério da Saúde – Onde está o Hospital novo para servir Alcobaça e Nazaré??? A maioria PSD aprovou a compra de 2 propriedades por 8,5M€ que continuam, em cada dia que passa, a dar um prejuízo monumental. Todos sabemos quanto custa o dinheiro.
Depois o Mercoalcobaça é outra história de contas mal contadas. Porque é que, ainda, não conseguiram acabar com a régie-cooperativa?
5.Finalmente, relevamos mais 2 buracos financeiros que não podemos ignorar: os encargos da expropriação desencadeada à propriedade da empresa Raimundo & Maia, bem como a indemnização que essa empresa reclamou.
Como vamos resolver?
Com uma gestão renovada de esquerda, unindo e agindo, sem despesas supérfluas, sem assessores, com os trabalhadores do município e dos Serviços bem motivados.
Podemos resolver as finanças, fazer crescer indústria, comércio, cultura, turismo, emprego, obra e ação no nosso município.
Faremos Alcobaça Terra que abRRaça, as causas e as pessoas!!!
O vereador da CDU/PCP na CMAlcobaça
Rogério Manuel Madeira Raimundo