23/06/2011

4.637.(23Junho10h41') O Presidente da Câmara na reunião de câmara pública de 15.6. abriu o período antes da ordem do dia do seguinte modo

Dr. Paulo Inácio:
Vamos ter de fazer 1 reunião extraordinária para a semana para aprovar a Iluminação pública. Projecto singular. Oeste Cim. Sustentabilidade ambiental...
Assuntos vários para tratar extra-ordem -do-dia
Sobre a etnia cigana quero tratar reservadamente.
Os resultados eleitorais segundo a minha análise política são o que são
e passou a palavra aos vereadores do PS
********************
entretanto via tintafresca.net ficamos a saber como noticiaram esta reunião de câmara:


Reunião de Câmara de 15 de Junho
    Projecto de Regeneração Urbana de Alcobaça arranca no final do Verão
       

    Reunião da Câmara de Alcobaça
    A Câmara Municipal de Alcobaça lançou o concurso para o início da 1ª fase das obras do Projecto de Regeneração Urbana de Alcobaça, na zona da cidade entre o tribunal e os Paços do Concelho. O Executivo camarário espera que a obra, cujo orçamento ascende a cerca de 2,5 milhões de euros, se inicie dentro de 3 meses, sendo o prazo de execução previsto de 18 meses, explicados sobretudo pela necessidade da reformulação de infra-estruturas ao nível de esgotos pluviais, explicou Hermínio Rodrigues.

       Estiveram presentes na reunião de Câmara de 15 de Junho o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio e os vereadores Hermínio Rodrigues, Mónica Baptista, José Vinagre, José Acácio Barbosa, Jorge Agostinho e Rogério Raimundo.

       Parque de Campismo de Alcobaça vai abrir ao Caravanismo
       A Câmara Municipal de Alcobaça vai reabrir o parque de campismo da cidade. A autarquia, proprietária do espaço, pretende reabrir o parque apenas para o caravanismo, pois, segundo Paulo Inácio, esta medida irá dar resposta a 80 ou 90% da procura daquele espaço. O autarca adiantou ainda que o Executivo se encontra a estudar o assunto para reabrir o espaço com segurança, atendendo que esta “é uma solução importante para o turismo em termos de imediato.”

       De recordar que o parque de campismo de Alcobaça fechou portas no final do ano passado, depois de a Câmara Municipal ter aprovado o acordo de cessação do protocolo existente entre o Município e o Clube de Campismo e Caravanismo de Alcobaça (CCCA) que terminaria em 31 de Dezembro de 2012.

       Arranca a 1ª Fase do projecto de Regeneração Urbana de Alcobaça 
           

    Planta do projecto
    A Câmara Municipal de Alcobaça lançou o concurso para o início da 1ª fase das obras do Projecto de Regeneração Urbana de Alcobaça, na zona da cidade entre o tribunal e os Paços do Concelho. O Executivo camarário espera que a obra, cujo orçamento ascende a cerca de 2,5 milhões de euros, se inicie dentro de 3 meses, sendo o prazo de execução previsto de 18 meses, explicados sobretudo pela necessidade da reformulação de infra-estruturas ao nível de esgotos pluviais, explicou Hermínio Rodrigues.

       O projecto definitivo foi apresentado na reunião de Câmara e contemplará arranjos no anfiteatro, com a colocação de um ecrã gigante; a requalificação da escadaria de acesso ao tribunal; a alteração e recuperação do plano de água existente; a colocação de vários repuxos de água; a melhoria do bar existente com a colocação de WC; a colocação de um quiosque; a integração de um espaço de restauração, além da eliminação de uma rua e de intervenção em vários arruamentos ao nível de infra-estruturas.

       Segundo Hermínio Rodrigues, a obra será “faseada”, mas apesar disso, a dimensão das obras deixou alguma apreensão na oposição, que apelou a “um ritmo célere na zona comercial”, questionando ainda a maioria PSD sobre a articulação da obra com a restante cidade. A maioria PSD admitiu que haverá alguns constrangimentos, mas garantiu que tudo será feito para que estes sejam mínimos.

       Autarquia compra terrenos na envolvente do Convento de Cós
       O Executivo camarário de Alcobaça aprovou, por unanimidade, a compra de dois terrenos na zona envolvente do Convento de Cós, no valor de 75 mil euros. Segundo Paulo Inácio, com a aquisição destas parcelas de terreno, o município fica proprietário dos imóveis que fazem frente com a estrada pública, bem como a antiga zona das celas. O autarca realçou que com esta compra o município poderá, se o entender e se as construções constituírem perigo para a segurança das pessoas, mandar demoli-las, além de que esta compra abrirá também caminho ao projecto da Câmara Municipal de Alcobaça de recuperação da zona envolvente do Convento de Cós.

       Semana da Juventude com balanço positivo
       A Semana da Juventude de Alcobaça, que se realizou de 6 a 13 de Junho, teve, segundo a organização, “um balanço positivo”. Mónica Baptista referiu que foram abordados durante o evento temas como o bullying, droga e sexualidade, além de se terem realizado vários workshops, exposições, espectáculos e o concurso “Sons do Baça”. Segundo a vereadora, dado o retorno positivo, a autarquia irá apostar na edição de 2012.

       Outros Assuntos
       O Executivo camarário aprovou, por unanimidade, a proposta de funcionamento do evento “Aljubarrota Medieval” que se realiza na histórica vila da Padeira, de 12 a 15 de Agosto. Aprovadas foram também as normas de funcionamento da Feira de São Bernardo, que se realizará este ano de 20 a 24 de Agosto, mas que conta no dia 19 de Agosto com um espectáculo dos Storytailors, nas escadarias do Mosteiro de Alcobaça.

       A segurança nas praias do concelho voltou a ser tema na reunião de Câmara, com o vereador Jorge Agostinho a recordar mais um acidente que ocorreu na segunda semana de Junho na Praia da Légua e que provocou uma morte. Segundo o vereador socialista, as dificuldades em pedir socorro foram mais uma vez notórias, dado que não existe cobertura de rede de telemóvel no local. O autarca apelou à maioria PSD para que diligencie junto das operadoras de telemóvel no sentido de se colocar naquela zona uma antena de comunicações. Em resposta, Hermínio Rodrigues afirmou que a autarquia já tinha subscrito um abaixo-assinado em que solicitava essa pretensão, o qual foi dirigido às três operadoras de telefones móveis, encontrando-se a aguardar resposta.
    20-06-2011